segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

E a velocidade do amor continua a 100km/h!

Recebemos ontem da Sra. Emília Ribeiro uma geladeira, isso mesmo, uma GELADEIRA!
Ontem mesmo doamos para a Associação Filantrópica Nossa Senhora de Lourdes, que fica em Olinda e abriga 75 idosos, se mantendo apenas de doações. A geladeira foi super bem vinda, pois a que eles tinham estava quebrada. Esse local é administrado pela Sra. Lourdes e tem uma história muito bonita. Anos atrás após uma enchente 5 velhinhos foram abandonados numa casa pelos seus familiares e a Sra. Lourdes os acolheu, a partir daí começou essa bela história. Como tudo tem dois lados, vamos ao lado triste. Os velhinhos foram chegando e a casa não consegue atender a todos como gostaria, por isso precisam de doações. E é nesse local que faremos a 2ª apresentação do Contanto Cantando Histórias que acontecerá dia 20/02 às 9h30 e devido ao retorno positivo realizaremos novamente uma homenagem a Noel Rosa. Contamos mais do que nunca com a colaboração de todos no sentindo de arrecadarmos doações para esse abrigo que tanto necessita.

Agradecemos a Sra. Emília pela solidariedade, sua atitude nos comoveu bastante.

E aí pessoal, vamos ajudar?

domingo, 30 de janeiro de 2011

História para contar

Era uma vez um grupo de amigos que só desejavam levar alegria...
...e decidiram se juntar no Contando Cantando Histórias... 
...e o primeiro local escolhido para a apresentação foi o Abrigo de Idosos Lar de Jesus...
 
... no dia 29 de janeiro o Contando Cantando Histórias interpretou Noel Rosa, poeta compositor brasileiro... 
 ...poemas do compositor foram lembrados... 


 ...e a música aqueceu os corações...
 ...alegria tomou conta do espaço...
 ...deixando os integrantes do grupo extasiados de encantamento...
...novas amizades surgiram...
  ...e letras de amor entraram no coração de todos...
...e histórias curiosas da vida de Noel Rosa fizeram rir e chorar...
 ...os abraços carinhosos encheram a todos de emoção...
 ...e a dedicação de todos proporcionou uma apresentação de qualidade, como os idosos merecem...
...foi um momento mágico... 
...e de nostalgia...
...com sambas e marchinhas de carnaval antigos...

...que fizeram dançar...
...e sorrir...sim, foram muitos sorrisos...
 ...e os integrantes do CCH vibraram de felicidade (Karla, Vanessa e Matheus na barriga de mamãe)...
...em ver um sonho sendo realizado (Karla, Ceci e Vanessa)...
...e ao final da apresentação foram entregue as doações, fruto da solidariadade de tantos amigos...

...e foi um dia lindo, inesquecível para todos.


Fim? Não! Essa história ainda será contada muitas e muitas vezes.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quer ajudar a divulgar?

É amanhã a apresentação, gente!
Precisamos de mais doações para o Abrigo de Idosos Lar de Jesus, quem quiser ajudar a divulgar e assim arrecadar mais materias, é só clicar na imagem, salvar no computador, logo após anexar no e-mail e pronto! É só mandar para os amigos...
O mesmo processo pode ser feito para as mídias sociais (facebook, orkut, twitter...).

Contando nossa semana...

Semana atribulada com a atenção da equipe do Contando Cantando Histórias voltada para os ensaios da apresentação de sábado, 29/01 às 9h30, e para a arrecadação das doações.
Na terça, fomos convidados pela Rádio Folha para falar um pouco do projeto e divulgar a importância das doações, foi um momento muito agradável e o resultado bastante positivo, pois várias pessoas nos ligaram querendo participar. Aliás, depois da divulgação no Jornal JC e da entrevista na Rádio Folha, o amor se propagou numa velocidade ainda maior, agradecemos a parceria dos veículos que impulsionaram ainda mais a nossa atuação. Aproveitamos também para agradecer o apoio dos amigos e familiares, que num verdadeiro "trabalho de formiguinha" estão arrecadando doações. Estamos muito felizes com o andamento das atividades e com a vontade de mais pessoas se juntarem a nós.
Ontem fizemos o ensaio final e o clima de magia tomou conta das nossas horas, a empolgação era tamanha que tudo fluiu com muita naturalidade.  Queremos que os idosos tenham um momento feliz, com música, fantasia e nostalgia. Por isso, prezamos por um trabalho de qualidade e pela organização de todas as nossas ações internas e externas. Nossa equipe é formada por profissionais de várias áreas, pedagogos, turismólogos, administradores, entre outros, todos com atividades profissionais e domésticas intensas mas com vontade de aproveitar o pouco tempo disponível para fazer o bem, através de um bom trabalho. Afinal, os públicos que focamos já passam por tantas restrições na vida, nada mais justo que capricharmos, não é? O violão, o pandeiro, as vozes e a interpretação já estão na "agulha" e afinados.
Ansiosos, estamos esperando chegar o momento de ver o olhar – com tantas histórias de vida dos idosos – na apresentação em homenagem a Noel Rosa. Não esperamos aplausos, nem entusiasmo, apenas proporcionar um momento diferente para eles.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Velocidade do amor

Tudo começou com um papo informal entre três colegas de trabalho. Além da afinidade comum das amizades, o desejo de fazer um trabalho voluntário era compartilhado por nós. No dia 27 de dezembro de 2010 realizamos a primeira reunião e muitas idéias surgiram... Pois é, essa data mesmo que vocês acabaram de ler. Surpresos? Nós também. Nem nos nossos sonhos mais profundos imaginamos que as coisas andariam tão rápido. Nesse curto espaço de tempo idealizamos um projeto, pensamos marca, material informativo (panfletos, camisetas, cartazes...), fizemos contato com instituições carentes e chamamos os amigos para nos ajudar participando das apresentações, como também com doações. Enviamos panfleto virtual para nossos amigos falando do projeto e pedindo a doações para entregar no dia 29/01 no Abrigo de Idosos Lar de Jesus, local escolhido para a nossa 1º apresentação, e  com a velocidade da internet esse e-mail despretencioso chegou aos veículos de comunicação e foi mais uma força para o Contando Cantando Histórias correr contra o tempo. Desde ontem com a divulgação no jornal recebemos diversas ligações de pessoas querendo doar para o abrigo e tantas outras querendo participar do nosso grupo. Estamos muito felizes e entusiasmados com a velocidade dos acontecimentos, a velocidade do amor. Para a 1º apresentação escolhemos intepretar músicas e poesias do compositor Noel Rosa, que marcou toda uma geração com seus belos sambas. Os ensaios finais acontecerão durante toda a semana, prezamos por um trabalho de qualidade e estamos empenhados para que tudo saia conforme planejado no próximo sábado, e que seja um momento de diversão, lembranças e muita alegria para os idosos.

Matéria Jornal do Commercio - 23 de Janeiro de 2011

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Noel Rosa da Vila Isabel, poeta compositor brasileiro

"Batuque é um privilégio
Ninguém aprende samba no colégio
Sambar é chorar de alegria
É sorrir de nostalgia
Dentro da melodia!" 

A 1º apresentação do Contando Cantando Histórias para os idosos, será em homenagem a Noel Rosa com interpretações de músicas e poemas de um dos maiores artistas que o Brasil já conheceu.

Panfleto - 1º apresentação


E aí gente, vamos ajudar?

O projeto


A Idéia
A idéia do projeto surgiu a partir de conversas informais de um grupo de amigos que tinham um objetivo em comum: utilizar-se da Arte para levar um pouco de emoção e alegria a pessoas que precisam.   
Esta proposta, a priori, foi desenvolvida para pessoas de ambos os sexos cuja faixa etária se localiza entre 60 e 95 anos residentes em uma casa geriátrica e, posteriormente, foi estendida para crianças de até 13 anos residentes em lares e orfanatos. 
O público idoso foi escolhido devido a mudanças sociais evidenciadas pelo estender da expectativa de vida das pessoas em geral e a conseqüente necessidade que se evidencia na absorção das mesmas dentro de suas comunidades tanto como na sociedade em sua noção mais abrangente.
“(...) o crescimento da população idosa, indivíduos com sessenta anos ou mais, tem sido bastante acentuado. De acordo com dados do IBGE, a esperança de vida ao nascer cresceu de 62 anos em 1980, para 68,9 anos em 2001, considerados ambos os sexos.” Essa perspectiva de crescimento constante da expectativa de vida, possibilitada pelas conquistas da medicina, da engenharia de alimentos e outras, torna imperativo o reconhecimento e a absorção da questão pelas agendas social e política nacional.”
A escolha de trabalhar com idosos e crianças em casas geriátricas, abrigos, lares e orfanatos foi determinada pela possibilidade de exclusão social a que os mesmos são impostos quando são instalados em instituições como estas.  A importância do bem estar e qualidade de vida para os idosos e crianças, a possibilidade que a arte, como elemento mediador, possa acrescentar para a melhoria de ambas foi o fio condutor de nossa idéia.

O Projeto

            O projeto consiste em cantar e contar histórias cantadas. A principio, para os idosos, serão organizados repertórios de aproximadamente uma hora com músicas de autores e interpretes da música popular brasileira dos anos 50, 60, 70 e 80, havendo espaços para conversas sobre as músicas ou sobre os autores e interpretes da época. Para tanto, os instrumentos utilizados serão o violão e o pandeiro, podendo ter a intervenção de outros instrumentos de percussão.
            Para as crianças, a idéia é interpretar histórias infantis utilizando-se de brinquedos e bonecos, sendo aquelas acompanhadas da musicalidade do violão, que também participará ativamente do momento.
O Local

      Referente a locais, nosso público alvo são casas geriátricas, abrigos, lares e orfanatos que se encontram nas imediações das cidades de Recife e Olinda.   

O Cronograma

            Nosso Cronograma, em principio, se aterá a um domingo por mês, aproximadamente das 10h e 00m às 11h e 30m da manhã. O dia foi escolhido de acordo com a disponibilidade do grupo. Diante da necessidade, existe a possibilidade de extensão mediante reunião extraordinária.

O Início

            O projeto tem previsão de início em Janeiro de 2011, com a data a ser programada mês a mês, mediante acordo realizado pelo grupo.